Questões com gabarito sobre os Biomas do Brasil

01. (FUVEST) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se:

I. Concentração nas baixas latitudes, associadas a elevadas precipitações.
II. Distribuição em áreas de clima tropical e subtropical úmido.
III. Ocorrência apenas em planícies litorâneas, que recebem umidade vinda dos oceanos.
IV. Ocorrência em diferentes altitudes.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

a)     l e lll
b)     l e lV
c)     ll e lll
d)     ll e lV
e)     lll e lV

 02. (UFRPE) A Floresta Amazônica cobre a maior parte da Região Norte do Brasil e seus limites avançam pelos estados do Maranhão e do Mato Grosso. Entre as características fitogeográficas dessa floresta podem ser mencionadas as seguintes, exceto:

a) plantas de espécies latifoliadas.
b) plantas higrófilas
c) espécies dominantemente decíduas.
d) abundância de plantas produtoras de fibras.
e) vegetais de uma mesma espécie localizados muito longe um dos outros.

03. (UFES) A Floresta Amazônica representa uma comunidade clímax e, por isso, tem como características, EXCETO

a) alta biomassa.
b) alta diversidade.
c) teias alimentares complexas.
d) alto nível de fertilidade do solo.
e) taxa de fotossíntese igual à taxa de respiração.

04. (UPE) A figura a baixo representa a distribuição geográfica dos Biomas no território brasileiro, segundo o IBGE (2005).


 Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado, no mapa, aos Biomas correspondentes.

a)     1 – Amazônia, 3 – Cerrado, 6 – Pampa.
b)     3 – Caatinga, 5 – Pantanal, 2 – Cerrado.
c)     1 – Amazônia, 5 – Pantanal, 3 – Pampa.
d)     4 – Cerrado, 5 – Caatinga, 2 – Mata Atlântica.
e)     3 – Caatinga, 6 – Pampa, 1 – Pantanal.

05. (UFSC 2010) Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1 (   ) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

2 (   ) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

4 (   ) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.

8 (   ) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

16 (   ) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

32 (   ) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.

64 (   ) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.
Somando apenas os valores das alternativas corretas teremos um total de:
a(   ) 36 pontos     b(   ) 100 pontos     c(   ) 13 pontos   
d(   ) 37 pontos     e(   ) 24 pontos

06. (UNIOESTE) Sobre o domínio de vegetação formado pela Mata Atlântica, assinale a alternativa correta.

a) A floresta atlântica é fisionomicamente semelhante ao domínio de vegetação do cerrado.
b) Em toda sua extensão de abrangência a rede hidrográfica caracteriza-se pela predominância de rios intermitentes e sazonais.
c) Originalmente, antes de ter a maior parte de sua área devastada, o território ocupado por esse tipo de vegetação estendia-se da faixa litorânea da região sul até a fronteira com a Bolívia, dominando a paisagem do centro-oeste brasileiro.
d) Desenvolve-se predominantemente em áreas de baixo índice pluviométrico e de solo arenoso.
e) Apesar da redução significativa de sua área de abrangência, ao longo de séculos de ocupação, ainda destaca-se pela grande biodiversidade encontrada por hectare nos fragmentos de mata preservados.

07. (UFPR) O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais se destacam a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:

a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica a formação em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.
b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.
c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.
d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.
e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa.

08. (FACIG) Assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ), para as falsas.

         (    ) A Mata Atlântica, densa e exuberante floresta, cedeu espaços para a monocultura canavieira, principalmente na região da Mata nordestina.
(    ) O Cerrado, vegetação da Região Norte, é formado por arbustos associados à vegetação rasteira.
(    ) As Matas dos Cocais ocupam grandes extensões de Meio-Norte brasileiro (Maranhão e Piauí), principalmente as partes mais úmidas.
(    ) A floresta Amazônica é a mais extensa e rica floresta equatorial do mundo, caracteriza-se como uma floresta heterogênea, higrófila, latifoliada, perene e densa.
(    ) Caatinga, vegetação característica do planalto meridional, é formada por árvores e arbustos associados às cactáceas.


A sequência correta é

a) V, F, F, V e V.      
b) V, F, V, V e F.      
c) F, F, V, V e V.       
d) V, V, F, F e F.      
e) V, F, V, F e V.

09. A vegetação natural de uma área é a expressão das características do solo, relevo e clima. Leia as afirmativas I, II e III, que descrevem os tipos de vegetação do Brasil.

I) É uma floresta densa e intrincada, as plantas crescem muito próximas umas das outras e é comum à ocorrência de plantas parasitas. Desenvolve-se em região de clima quente e úmido.
II) Constitui-se basicamente por vegetação arbustiva e herbácea. Desenvolve-se em clima tropical semiúmido.
III) Constitui-se por cobertura arbórea, na qual predominam pinheiros, erva-mate, imbuia, canelas, ipê e outras. O clima predominante é o tropical.

A alternativa que contém todas as formações vegetais descritas é:

a) Mata Atlântica, caatinga e mata de araucária.
b) Pantanal, cerrado e floresta amazônica.
c) Floresta Amazônica, cerrado e mata de araucária.
d) Floresta Amazônica, cerrado e mata atlântica.
e) Mata de araucária, pantanal e mangue.

10. (UFRGS-RS) No artigo 225 da Constituição Brasileira de 1988, no Capítulo VI – Meio Ambiente – fica estabelecida a criação, em todas as Unidades da Federação, das denominadas Unidades de Conservação (UCs), como as descritas a seguir. Associe os domínios vegetais da coluna 1 com as características de cada Unidade de Conservação na coluna 2.

Coluna 1.

1 – Cerrado   3 – Complexo do Pantanal
2 – Caatinga  4 – Mata Atlântica

Coluna 2.

(    ) Pertence à classificação do bioma savana, sendo ultrapassada em extensão somente pela Floresta Amazônica. Possui fauna rica, com ema, seriema, veado-catingueiro e onça-pintada, vivendo num ecossistema de vegetação campestre e arbustiva.
(    ) Localiza-se em uma área de planície deprimida com muitos rios e lagoas. Além do cervo, capivara e jacaré, sua fauna é rica em peixes e aves. A flora é composta por gramíneas, capões de mata e espécies aquáticas.
(    ) Devido ao intenso desmatamento, permanece com cerca de 5% da sua área original. A vegetação é rica em árvores de grande valor comercial, como a peroba, o cedro, o jacarandá e outras. Sua fauna possui várias espécies de mamíferos e aves.
A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna 2, é:

a)        1, 2 e 3.         d)       2, 1 e 4.
b)        1, 3 e 4.         e)       2, 3 e 4.
c)        2, 1 e 3

11. (UEL) Observe as figuras abaixo.


Tendo como base os domínios morfológicos descritos por Ab’Saber, numa viagem pelo Brasil, as paisagens reproduzidas nas figuras 1, 2 e 3, pertencem respectivamente às regiões:

a)   Norte, Sul e Centro-Oeste.
b)  Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
c)   Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul.
d)  Sudeste, Sul e Norte.
e)   Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

12. (MACKENZIE) Observe o mapa e assinale a alternativa que corresponde à formação vegetativa da área destacada e a suas características.


a) Cerrado – pertencente à classificação do bioma savana, possui grande biodiversidade e forma ecossistemas ricos, com espécies variadas como o pau-santo, o barbatimão, a gabiroba, o pequizeiro e a catuaba.

b) Mata dos Pinhais – chamada também de floresta aciculifoliada, está localizada em clima úmido, com temperaturas de moderadas a baixas no inverno; tem em sua constituição predominantemente o pinheiro.

c) Mata dos Cocais – chamada também de mata de transição, é constituída de palmeiras ou palmáceas, com grande predominância de babaçu e ocorrência de carnaúba.

d) Campos Naturais – formações rasteiras ou herbáceas, constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura; têm origem associada a solos rasos e a áreas sujeitas a inundações periódicas, ou, ainda, associada a solos arenosos.

 13. (UFPI) Sobre o bioma que compreende o Cerrado brasileiro, é correto afirmar que:

a) é encontrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por conta das densas redes hidrográficas regionais.
b) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.
c) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados.
d) apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.
e) tem solos de pouca profundidade o que facilita a infiltração das águas que corrigem a acidez dos solos.


Gabarito
01
02
03
04
05
06
07
D
C
D
A
A
E
D
08
09
10
11
12
13

B
C
B
C
C
B


5 comentários:

  1. Obrigado pela seleção de questões ....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, me ajudou muito pra estudar pra prova!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo questionário... foi de grande valia para mim....
    Um dos melhores que eu já li, para ser sincera...S2 S2 S2 S2 S2 S2

    ResponderExcluir