Pantanal mato-grossense

  
  Poucos locais no mundo têm uma comunidade biológica tão exuberante quanto o pantanal mato-grossense, ou complexo do pantanal, uma vasta planície inundável que abriga uma das mais ricas reservas de vida selvagem do mundo. Não há grande número de espécies vegetais exclusiva da região, a maioria também está presente em outros biomas brasileiros. Em território brasileiro, o pantanal ocupa parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se pelo Paraguai, Bolívia e Argentina.


  O pantanal mato-grossense é constituído por uma fauna aquática muito variada, que se beneficia das cheias periódicas. Além de moluscos e crustáceos, há centenas de espécies de peixes, entre eles o dourado, o pacu, o jaú, o pintado, o surubim, lambaris e piranhas.

  A caça e a pesca predatórias têm tido forte impacto sobre os biomas do pantanal. O mercado de peles, especialmente de jacarés, onças, jaguatiricas, ariranhas e lontras, além da captura de aves raras, coloca em risco a sobrevivência de diversas espécies. Há também grande pressão para a conversão das regiões florestais mais altas em propriedades agrícolas, além da pressão do garimpo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário