Cerrado


  O Cerrado abrange os Estados da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais e norte de São Paulo.

  O cerrado é uma savana, com vegetação arbórea esparsa formada por pequenas arvores e arbustos. O solo, na estação das chuvas, é relativamente rico em gramíneas, que secam na época de estiagem. As arvores do cerrado geralmente tem casca grossa e troncos retorcidos; dentre as espécies mais comuns estão o ipê, a peroba-do-campo e a caviúna.



  O clima do cerrado é relativamente quente, com temperatura média anual por volta de 26 °C e índices pluviométricos entre 1.100 e 2.000 mm por ano, com chuvas concentradas no verão.

  Os estudos indicam que a fisionomia da vegetação do cerrado parece ser fortemente influenciada pelas características minerais do solo e por incêndios naturais periódicos. Estes explicam o fato de diversas espécies de plantas do cerrado apresentam adaptações ao fogo, como gemas subterrâneas, troncos revestidos por grossa periderme, sementes com germinação induzida pelo calor etc.


  O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, cobrindo uma área de aproximadamente 2 milhões de km2, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos arbustivos, até o cerrado arbóreo denso. Também é reconhecido como a segunda savana mais rica do mundo em biodiversidade.


  O cerrado é também um dos mais ameaçados biomas brasileiros; quase 40% de sua área já foi desmatada para a exploração de seus recursos naturais, principalmente na segunda metade do século XX. Essa agressão ao ambiente visou principalmente ao estabelecimento de pastagens para a criação de gado bovino e à cultura agrícola, sobre tudo o cultivo de soja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário