Questões com gabarito sobre as Regiões do Brasil


01. (UFPE) A Região Nordeste do Brasil é, como afirmou certa vez o geógrafo pernambucano Manoel Correia de Andrade, “uma região de contrastes” naturais e socioeconômicos. Sobre essa região brasileira, é correto dizer que:
I-     o que singulariza o macroespaço nordestino em relação às demais regiões do país é que seu território está submetido à influência do clima semiárido.
II-    as áreas mais secas da região, domina um tipo de caatinga arbórea, densa, denominada “Caatinga Hipoxerófila”, onde se nota a ausência de bromeliáceas e cactáceas.
III-   as condições geoambientais da região contribuíram de modo decisivo para a estruturação dos quadros regionais, colaborando, de certa maneira, para a localização e a variedade de atividades econômicas.
IV-  na Zona da Mata, em decorrência do regime de chuvas, os rios são, dominantemente, de caráter sazonal intermitente; são rios com elevado grau de poluição.

Estão corretas:

a) apenas I, II e III.     b) apenas II, III e IV.   c) apenas I, III e IV
d) apenas I e III.         e) todas as alternativas.

2. Analise o mapa a seguir e assinale a alternativa incorreta.


a) A distribuição da população ocorre de forma desigual no Brasil. Cerca de 87% dos habitantes se concentram nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste, o percentual é inferior a 15%.
b) Em termos quantitativos, a grande representatividade da população residente no Sudeste está ligada à presença, nessa região de Estados industrializados como: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
c) O Nordeste é a segunda região mais populosa do país, concentrando cerca de 28,5% da população brasileira.
d) Os dados referentes à densidade demográfica foram obtidos graças à divisão da participação percentual da população absoluta pela superfície ocupada por cada região.
e) A densidade demográfica na região Norte é aproximadamente 1/10 da existente na região Nordeste.

3. Em relação ao Sudeste do Brasil, todas as afirmativas estão corretas, exceto
a) Apresenta um pequeno crescimento urbano, quer nas regiões agrícolas, quer nas de predomínio de atividades mercantis ou industriais.
b) É a porção do país mais integrada no sistema econômico mundial e a mais dinâmica em termos de relações externas e internas.
c) É palco de lutas e reivindicações urbanas em torno de moradia, saúde, transporte, educação e outros bens de consumo coletivo.
d) Desenvolve uma atividade agrícola importante e, em grande parte, moderna, associada aos setores secundário e terciário de sua economia.
e) Possui uma grande área industrial que, a partir da capital de São Paulo, ultrapassa os limites desse Estado, adentrando por Minas Gerais e Rio de Janeiro.

4. A desigualdade regional é uma característica marcante da economia brasileira. Esta desigualdade reflete-se, também, no que se refere às exportações. Examine o gráfico adiante e assinale a alternativa correta.


Fonte: IBGE - "Anuário Estatístico do Brasil" - 1994

a) A região sul é responsável por mais da metade do valor das exportações brasileiras.
b) As regiões sul, nordeste, norte e centro-oeste responsabilizam-se por mais de 50% do valor das exportações brasileiras.
c) O norte e o nordeste são os maiores responsáveis pelo valor das exportações brasileiras.
d) O sul e o sudeste participam com mais de 80% do valor das exportações brasileiras.
e) As regiões centro-oeste, norte e nordeste são responsáveis por 50% do valor das exportações brasileiras.

5. Todas as afirmativas apresentam comparações corretas entre as Regiões Sul e Nordeste do Brasil, exceto
a) Enquanto na Região Nordeste a população encontra-se concentrada, preferencialmente, na faixa litorânea, na Região Sul, há densidades demográficas altas tanto no litoral quanto no interior.
b) Enquanto na Região Nordeste os movimentos migratórios para o Sudeste tornaram negativo o crescimento populacional, na Região Sul, esses movimentos têm provocado aumento populacional.
c) Enquanto na Região Nordeste os climas tropical úmido e semiárido dominam no espaço regional, na Região Sul, as condições tropicais estão restritas a pequenas áreas em que dominam climas com características subtropicais.
d) Enquanto na Região Nordeste os portugueses tiveram participação decisiva nos processos de povoamento e de ocupação, na Região Sul esses processos foram desenvolvidos principalmente por imigrantes alemães e italianos.
e) Enquanto na Região Nordeste persistem as condições de subdesenvolvimento, baixa renda per capita e alta mortalidade infantil, na Região Sul, esses indicadores se aproximam dos encontrados no mundo desenvolvido.

6. Para responder a esta questão considere o mapa de uma das divisões regionais do Brasil.
A divisão regional assinalada no mapa do Brasil a seguir


a) é a mais utilizada porque demarca de forma correta as diferentes regiões geoeconômicas do Brasil.
b) é a divisão oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística baseada em critérios político-administrativos, sendo os limites de cada região coincidentes com as fronteiras estaduais.
c) é a divisão oficial da ONU que através da UNESCO, após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou o governo brasileiro a realizar uma divisão regional, contemplando as diferentes realidades do espaço geográfico do País.
d) é a divisão oficial feita no início do século pelo Conselho Nacional de Geografia, tendo como diretriz a vocação econômica de cada região.
e) não é a oficial, porque o IBGE somente aceita e trabalha do ponto de vista estatístico com três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

7. (UFPE) O sistema de organização político-administrativa do Brasil, desde o descobrimento até a atualidade, apresentou variações, evidenciadas, por exemplo, nas capitanias hereditárias, no governo geral, na monarquia, no império e na república. Um dos problemas verificados na divisão do território tem sido a multiplicação de estados, motivada pela necessidade de acomodar interesses políticos das oligarquias que continuam desequilibrando o sistema representativo, favorecendo os estados do Norte e do Nordeste, tradicionais redutos políticos de elites agrárias.


Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

a) os limites da região geoeconômica Amazônia praticamente coincidem com os da Região Norte do IBGE. Trata-se de uma região de grande população absoluta - apesar da baixa densidade demográfica – que apresenta um crescimento na industrialização, sobretudo no setor de mineração.
b) a região geoeconômica Nordeste é caracterizada por uma homogeneidade natural marcada pela seca. É uma região que concentra um grande contingente populacional e que se constitui em uma “região-problema”, em face das graves dificuldades sociais e econômicas que apresenta.
c) a região geoeconômica Centro-Sul abrange as duas porções mais industrializadas do país (Sudeste e Sul) e as áreas de economia mais dinâmica da região Centro-Oeste (de acordo com o IBGE): sul de Tocantins, norte de Goiás e parte de Minas Gerais.
d) parte do norte do estado de Minas Gerais – porção semi-árida, de economia pouco dinâmica – integra o complexo regional do Nordeste. O restante desse estado integra o complexo regional Centro-Sul, que também é composto por parte de Tocantins (Região Norte) e parte de Mato Grosso, (Região Centro-Oeste).
e) a área afetada por secas periódicas, no Meio Norte da região geoeconômica Nordeste, constitui o “Polígono das Secas”. Nessa área, funciona a chamada indústria da seca, como ficou conhecida a prática de políticos e fazendeiros para obter lucros e vantagens pessoais com esse flagelo.

8. (UFPI) Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:
a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.
b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.
c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.
d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

9. Ocupando uma área que excede 1,5 milhão de km², o Nordeste brasileiro oferece inúmeros contrastes naturais quanto às condições climáticas, geomorfológicas, geológicas, fitogeográficas e também socioeconômicas. Constitui, ainda, uma região que periodicamente é afetada por prolongados episódios de seca, com graves repercussões ambientais e econômicas. Em relação a essas questões, considere as afirmações a seguir.

(    ) O fenômeno das secas que atingem a Região não interessa apenas às áreas em que incidem. As suas perturbações econômicas e sociais repercutem em outras regiões do país.
(    ) A nítida má distribuição de renda e a baixa produtividade na área de clima semiárido explicam, também, a fragilidade do suporte em que se assenta o sistema econômico da região.
(    ) Acontece, às vezes, no semiárido regional, uma interrupção das chuvas em plena estação chuvosa. Esse fato ocorre quando a região é submetida às influências da aridez decorrente do avanço de frentes frias.
(    ) Em matéria de hidrologia, o quadro geológico da Região é muito complexo no seu detalhe, pois há uma distribuição irregular de terrenos cristalinos antigos, pouco permeáveis, e terrenos sedimentares, onde as águas se infiltram mais facilmente. Esse fato repercute bastante no abastecimento de água.
(    ) Na parte oriental da Região, existia , quando os colonizadores chegaram, uma cobertura de florestas latifoliadas subperenifólias e subcaducifólias, as quais, depois, foram extensivamente arrasadas, sobretudo, para as atividades agrícolas.

A sequência correta é

a) FVFVF        b) VVFVV       c) VFVVF
c) VVFVF       e) N.D.A.

10. (UFPE) Sobre as regiões brasileiras de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) é incorreto afirmar que:
       a)    Na Região Sul predomina o clima subtropical, além de ter o melhor IDH.
       b)    A Região Sudeste é a mais industrializada e de melhor rede de transportes.
       c)    O clima semiárido ocorre no Nordeste e no norte de Minas Gerais.
       d)    O Pantanal Mato-grossense localiza-se na Região Centro-Oeste.
       e)     Na Região Norte são encontrados apenas rios de planaltos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário