Caatinga

  
  A caatinga é o bioma que ocupa cerca de 10% do território brasileiro, estendendo-se pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e pelo norte de Minas Gerais.


  A caatinga tem índices pluviométricos baixos, em torno de 500 a 700 mm anuais. Em certas regiões do Ceará, por exemplo, a media para os anos chuvosos é de 1.000 mm, mas pode chegar a chover apenas 200 mm nos anos secos. A temperatura situa-se entre 24 °C e 26 °C, variando pouco ao longo do ano. Além das condições climáticas rigorosas, a região da caatinga tem ventos fortes e secos, que contribuem para a aridez da paisagem nos anos secos.

  A vegetação da caatinga é formada por plantas com marcantes adaptações ao clima seco, tais como folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis, caules que armazenam água etc. Essas adaptações compõem o aspecto característico das plantas da caatinga, denominadas xeromórficas (do grego xeros, seco, e morphos, forma, aspecto).

  Entre as plantas cactáceas, as mais expressivas são; mandacaru, facheiro e xiquexique. Há também arbustos e arvores baixas como mimosas, acácias e amburanas. A maioria delas perde as folhas na estação das secas (são caducifólias), o que confere à caatinga seu aspecto típico, espinhoso e seco. Entre as poucas espécies da caatinga que não perdem as folhas na época da seca, destaca-se o juazeiro, uma das plantas mais típicas desse bioma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário