Floresta amazônica


 A floresta amazônica localiza-se na região Norte do Brasil, ocupando os estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Amapá, além da parte norte de Mato Grosso e da parte oeste do Maranhão.


  O clima da região amazônica reúne condições propícias ao desenvolvimento de um exuberante bioma do tipo floresta tropical, no qual as precipitações pluviométricas são geralmente superiores a 1.800 mm/ano, e a temperatura é estável no decorrer do ano, situando-se entre 25 e 28 °C.

  Na floresta amazônica há diversos andares formados pelas copas das árvores, o andar mais alto localiza-se entre 30 m e 40 m acima do solo. Entre as árvores de grande porte da hileia amazônica destaca-se o castanheiro-do-pará, cujo tronco pode atingir até 3 m de diâmetro e 50 m de altura. Muitas árvores, como por exemplo, a Sumaúma, têm raízes tabulares que fornecem maior apoio ao tronco.



  Uma das arvores mais conhecidas da região amazônica é a seringueira por sua importância econômica. É do tronco da seringueira que extrai o látex, a partir do qual é fabricada a borracha natural. Embora a borracha sintética venha sendo cada vez mais utilizada, a exploração da borracha natural ainda é muito importante para a economia da região.



  A floresta amazônica é rica em plantas epífitas, entre as quais se destacam grandes bromeliáceas. Há também epífitas da família das aráceas e begoniáceas, cujas raízes aéreas chegam até o solo, constituindo densas cortinas de cipós. 



Características da vegetação da floresta amazônica: 
  • Higrofilas: plantas adaptadas a água.
  • Perenes: as plantas mantêm as suas folhas durante todo o ano.
  • Heterogêneas: deferentes espécies de plantas ocupando a mesma região.
  • Latifoliadas: folhas grandes.
  Apesar da exuberância apresentada pela floresta, os solo amazônicos possuem apenas uma fina camada de matéria orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa camada fértil é formada a partir da decomposição de folhas, galhos, frutos e animais mortos, através da ação de organismos (insetos, fungos e bactérias) vivos, que reciclam os nutrientes dispostos no ambienteAlém disso, outros fatores contribuem para o processo, como a temperatura, que permanece alta o ano todo; a enorme umidade relativa do ar presente na região e a restrita variação do clima. Tudo isso garante a sustentação da floresta.

  A floresta amazônica possui uma biodiversidade extremamente rica, possui a maior coleção de espécies de plantas e animais do mundo. Isso acontece em virtude do estado de equilíbrio atingido pelo ecossistema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário