Floresta de araucárias


  A floresta de araucárias situa-se principalmente no estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Paraná, em regiões com índices pluviométricos em torno de 1.400 mm anuais e também temperaturas moderadas, com baixa significativa no inverno. Alguns autores referem-se a esse bioma como floresta subtropical mista.

  A floresta de araucárias apresenta três andares vegetais bem definidos. O andar arbóreo é constituído principalmente pelas copas do pinheiro-do-paraná, ou pinheiro brasileiro. O pinheiro-do-paraná, a popular araucária, é a arvore mais característica desse bioma e chega a atingir 25 m de altura e troncos de até 1,5 m de diâmetro.

  O andar arbustivo é muito denso, com diversos tipos de arbusto e samambaias arborescentes do gênero Dicksonia. Os “troncos“ dessas samambaias, formados por rizomas         (caule subterrâneo que cresce horizontalmente) secos e compactados, constituem o xaxim, explorado ilegalmente para a fabricação de vasos.

  No andar herbáceo há gramíneas formando a vegetação rasteira. Podem ser encontradas, também, plantas epífitas como orquídeas e bromélias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário