Escovação vertical ou técnica de Leonard

É uma técnica de escovação destinada para as faces livres dos dentes. A escovação e feita com a escova colocada no vestíbulo, e o final das cerdas apicalmente. A escova é girada até o plano oclusal dos dentes, e depois recolocada no vestíbulo. As superfícies linguais são escovadas similarmente (nos dentes anteriores o que muda é a posição do cabo da escova de horizontal para vertical para proporcionar melhor adaptação das cerdas, mas o movimento continua sendo o mesmo).


As superfícies lingual e palatina são escovadas com a boca aberta, a superfície vestibular dos dentes maxilares pode ser escovada com a boca aberta ou fechada, sendo que a superfície vestibular dos dentes mandibulares deve ser escovada com a boca aberta já que com a boca fechada os dentes maxilares sobrepõem os dentes mandibulares.

O movimento deve ser realizado em uma única direção (do vestíbulo para o plano oclusal dos dentes), pois se as cerdas da escova forem contra a margem gengival além de traumatiza-la elas vão empurrar sujeira para dentro do sulco gengival.

As cerdas devem ser macias já que nesta técnica elas também têm ação mecânica sobre a gengiva.

Vantagens:

·        Por o movimento começar da gengiva para o dente está técnica de escovação não traumatiza a gengiva e, portanto não causa retração gengival.
·        Remove microrganismos que estão sobre a gengiva.
·        Há hipóteses de que está técnica melhora a circulação sanguínea na margem gengival, por as cerdas passarem sobre a gengiva e se movimentarem da região mais apical em direção à coroa do dente, fazendo uma pequena pressão sobre a gengiva e levando sangue para a periferia, e que também a pressão exercida sobre a gengiva acaba expulsando microrganismos de dentro do sulco gengival.
·        Há teoria que diz que a técnica vertical tem mais efeito nas superfícies proximais.

Desvantagens:

·        A técnica vertical utiliza-se de mais tempo para sua execução que outras técnicas.
·        Apesar de ser um movimento giratório curto ele pode ser de difícil controle para crianças e para pessoas que estão acostumadas com a técnica de esfregar (horizontal) - movimento de vai e vem.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário