Regra de três simples
A regra de três simples é utilizada para a resolução
de problemas que possui apenas duas grandezas, diretamente ou inversamente
proporcionais.
Exemplo de problema que possui grandezas
diretamente proporcionais:
Num certo instante do dia, um poste com 12 metros
de altura projeta no solo uma sombra de 3 m.
Qual o comprimento da sombra de uma pessoa que mede
1,60 m de altura no mesmo instante?
Primeiro passo: montar uma tabela, colocando em cada coluna as grandezas de mesma
espécie e, em cada linha, as grandezas de espécies diferentes que se
correspondem.
Segundo passo: identificar se relação é diretamente ou inversamente proporcional. Inicialmente colocamos uma
seta para baixo na coluna que contém o x, depois devemos comparar a grandeza da outra coluna com aquela onde está o x.
Observe que:
Quanto maior a altura do poste ou da pessoa, maior será a sombra. Portanto são grandezas diretamente proporcionais (a seta também ficará para baixo na primeira coluna).
Terceiro passo: montar a proporção das grandezas e resolver a equação.
Exemplo de problema que possui grandezas inversamente proporcionais:
Um avião, voando a uma velocidade de 300 km/h faz o percurso entre duas cidades em 2 horas.
Primeiro passo: montar a tabela.
Primeiro passo: montar a tabela.
Segundo passo: identificar se relação é diretamente ou inversamente proporcional. Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x, depois devemos comparar cada grandeza com aquela onde está o x.
Observe que:
Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 160 m3 de areia. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125 m3?
Primeiro passo: montar a tabela.
Segundo passo: identificar se relação é diretamente ou inversamente proporcional. Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x, depois devemos comparar cada grandeza com aquela onde está o x.
Quanto maior a altura do poste ou da pessoa, maior será a sombra. Portanto são grandezas diretamente proporcionais (a seta também ficará para baixo na primeira coluna).
Um avião, voando a uma velocidade de 300 km/h faz o percurso entre duas cidades em 2 horas.
Se aumentar a velocidade para 400 km/h, qual será o
tempo necessário para fazer o mesmo percursor?
Segundo passo: identificar se relação é diretamente ou inversamente proporcional. Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x, depois devemos comparar a grandeza da outra coluna com aquela onde está o x.
Observe que:
Aumentando a velocidade do avião, vai diminuir o tempo para fazer o percurso entre as duas cidades. Portanto são grandezas inversamente proporcionais (a seta ficará para cima na primeira coluna).
Terceiro passo: montar a proporção das grandezas e resolver a equação.
Regra de três composta
A regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas
grandezas, diretamente ou inversamente proporcionais.
Exemplo de problema que possui grandezas diretamente proporcionais:
Numa fábrica de brinquedos, 8 homens montam 20 carrinhos em 5 dias.
Quantos carrinhos serão montados por 4 homens em 16 dias?Primeiro passo: montar a tabela.
Segundo passo: identificar se relação é diretamente ou inversamente proporcional. Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x, depois devemos comparar cada grandeza com aquela onde está o x.
Aumentando o número de homens, a produção de carrinhos aumenta.
Portanto a relação é diretamente proporcional (não precisamos
inverter a razão).
Aumentando o número de dias, a produção de carrinhos aumenta.
Portanto a relação também é diretamente proporcional (não
precisamos inverter a razão).
Terceiro passo: devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões.
Exemplo de problema que possui grandezas inversamente proporcionais:
Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 160 m3 de areia. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125 m3?
Primeiro passo: montar a tabela.
Observe que:
Aumentando o número de horas de trabalho, podemos diminuir o
número de caminhões. Portanto a relação é inversamente proporcional (seta
para cima na primeira coluna).
Aumentando o
volume de areia, devemos aumentar o número de caminhões.
Portanto a relação é diretamente proporcional (seta para
baixo na terceira coluna).
Terceiro passo: devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões de acordo com o sentido das setas.
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