Dicionário Fitogeográfico

Fitogeografia: parte da Geografia que estuda a distribuição da vegetação no mundo.

Higrófilas: plantas adaptadas a muita umidade.

Xerófilas: plantas adaptadas a clima árido (seco).

Tropófilas: plantas adaptadas a duas estações diferentes. 

Hiper-xerófilas: plantas adaptadas a clima muito árido (muito seco).

Pneumatófilas: plantas adaptadas a solos salinos.

Heterogêneas: de diferentes espécies.

Homogêneas: da mesma espécie.

Caducifólias ou decíduas: plantas que perdem a suas folhas durante a estação desfavorável.

Boreal ou Setentrional: Norte.

Meridional ou Austral: Sul

Epífitas: plantas que vivem sobre outra sem retirar nutrientes, apenas apoiando-se nela (cipó, bromélias).

Lanciforme: folha em forma de lança.

Aciculifoliada: folha em forma de agulha.

Conífera: planta em forma de cone.

Perenifólias: plantas que mantêm suas folhas durante todo o ano.


Latifoliadas: plantas com folhas grandes.

Minifoliadas: plantas com folhas pequenas.

Sazonal: de acordo com a estação do ano.

Hipoxerófitas: é uma vegetação de clima semiárido, que apresenta arvores e arbustos com espinhos e de aspectos menos agressivo que a Caatinga.

Comunidade Clímax: Clímax é o último estágio alcançado por comunidades ecológicas ao longo da sucessão ecológica, caracterizada pela estabilidade onde o ecossistema está em equilíbrio dinâmico. Na sucessão, primeiramente têm-se ambientes desprovidos de vegetação, seguidos por populações pioneiras, posteriormente as intermediárias, até que alcance o clímax.
  Na comunidade onde existe um perfeito equilíbrio com o meio ambiente, a biomassa total e a biodiversidade são maiores. O total de matérias orgânicas produzidas na comunidade é grande e a produtividade líquida (o que restou do que a comunidade produziu) é quase nula, pois tudo o que é produzido a própria comunidade consome. Isso mostra que a comunidade clímax tende a ser sempre estável.




Questões com gabarito sobre as Regiões do Brasil


01. (UFPE) A Região Nordeste do Brasil é, como afirmou certa vez o geógrafo pernambucano Manoel Correia de Andrade, “uma região de contrastes” naturais e socioeconômicos. Sobre essa região brasileira, é correto dizer que:
I-     o que singulariza o macroespaço nordestino em relação às demais regiões do país é que seu território está submetido à influência do clima semiárido.
II-    as áreas mais secas da região, domina um tipo de caatinga arbórea, densa, denominada “Caatinga Hipoxerófila”, onde se nota a ausência de bromeliáceas e cactáceas.
III-   as condições geoambientais da região contribuíram de modo decisivo para a estruturação dos quadros regionais, colaborando, de certa maneira, para a localização e a variedade de atividades econômicas.
IV-  na Zona da Mata, em decorrência do regime de chuvas, os rios são, dominantemente, de caráter sazonal intermitente; são rios com elevado grau de poluição.

Estão corretas:

a) apenas I, II e III.     b) apenas II, III e IV.   c) apenas I, III e IV
d) apenas I e III.         e) todas as alternativas.

2. Analise o mapa a seguir e assinale a alternativa incorreta.


a) A distribuição da população ocorre de forma desigual no Brasil. Cerca de 87% dos habitantes se concentram nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste, o percentual é inferior a 15%.
b) Em termos quantitativos, a grande representatividade da população residente no Sudeste está ligada à presença, nessa região de Estados industrializados como: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
c) O Nordeste é a segunda região mais populosa do país, concentrando cerca de 28,5% da população brasileira.
d) Os dados referentes à densidade demográfica foram obtidos graças à divisão da participação percentual da população absoluta pela superfície ocupada por cada região.
e) A densidade demográfica na região Norte é aproximadamente 1/10 da existente na região Nordeste.

3. Em relação ao Sudeste do Brasil, todas as afirmativas estão corretas, exceto
a) Apresenta um pequeno crescimento urbano, quer nas regiões agrícolas, quer nas de predomínio de atividades mercantis ou industriais.
b) É a porção do país mais integrada no sistema econômico mundial e a mais dinâmica em termos de relações externas e internas.
c) É palco de lutas e reivindicações urbanas em torno de moradia, saúde, transporte, educação e outros bens de consumo coletivo.
d) Desenvolve uma atividade agrícola importante e, em grande parte, moderna, associada aos setores secundário e terciário de sua economia.
e) Possui uma grande área industrial que, a partir da capital de São Paulo, ultrapassa os limites desse Estado, adentrando por Minas Gerais e Rio de Janeiro.

4. A desigualdade regional é uma característica marcante da economia brasileira. Esta desigualdade reflete-se, também, no que se refere às exportações. Examine o gráfico adiante e assinale a alternativa correta.


Fonte: IBGE - "Anuário Estatístico do Brasil" - 1994

a) A região sul é responsável por mais da metade do valor das exportações brasileiras.
b) As regiões sul, nordeste, norte e centro-oeste responsabilizam-se por mais de 50% do valor das exportações brasileiras.
c) O norte e o nordeste são os maiores responsáveis pelo valor das exportações brasileiras.
d) O sul e o sudeste participam com mais de 80% do valor das exportações brasileiras.
e) As regiões centro-oeste, norte e nordeste são responsáveis por 50% do valor das exportações brasileiras.

5. Todas as afirmativas apresentam comparações corretas entre as Regiões Sul e Nordeste do Brasil, exceto
a) Enquanto na Região Nordeste a população encontra-se concentrada, preferencialmente, na faixa litorânea, na Região Sul, há densidades demográficas altas tanto no litoral quanto no interior.
b) Enquanto na Região Nordeste os movimentos migratórios para o Sudeste tornaram negativo o crescimento populacional, na Região Sul, esses movimentos têm provocado aumento populacional.
c) Enquanto na Região Nordeste os climas tropical úmido e semiárido dominam no espaço regional, na Região Sul, as condições tropicais estão restritas a pequenas áreas em que dominam climas com características subtropicais.
d) Enquanto na Região Nordeste os portugueses tiveram participação decisiva nos processos de povoamento e de ocupação, na Região Sul esses processos foram desenvolvidos principalmente por imigrantes alemães e italianos.
e) Enquanto na Região Nordeste persistem as condições de subdesenvolvimento, baixa renda per capita e alta mortalidade infantil, na Região Sul, esses indicadores se aproximam dos encontrados no mundo desenvolvido.

6. Para responder a esta questão considere o mapa de uma das divisões regionais do Brasil.
A divisão regional assinalada no mapa do Brasil a seguir


a) é a mais utilizada porque demarca de forma correta as diferentes regiões geoeconômicas do Brasil.
b) é a divisão oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística baseada em critérios político-administrativos, sendo os limites de cada região coincidentes com as fronteiras estaduais.
c) é a divisão oficial da ONU que através da UNESCO, após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou o governo brasileiro a realizar uma divisão regional, contemplando as diferentes realidades do espaço geográfico do País.
d) é a divisão oficial feita no início do século pelo Conselho Nacional de Geografia, tendo como diretriz a vocação econômica de cada região.
e) não é a oficial, porque o IBGE somente aceita e trabalha do ponto de vista estatístico com três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

7. (UFPE) O sistema de organização político-administrativa do Brasil, desde o descobrimento até a atualidade, apresentou variações, evidenciadas, por exemplo, nas capitanias hereditárias, no governo geral, na monarquia, no império e na república. Um dos problemas verificados na divisão do território tem sido a multiplicação de estados, motivada pela necessidade de acomodar interesses políticos das oligarquias que continuam desequilibrando o sistema representativo, favorecendo os estados do Norte e do Nordeste, tradicionais redutos políticos de elites agrárias.


Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

a) os limites da região geoeconômica Amazônia praticamente coincidem com os da Região Norte do IBGE. Trata-se de uma região de grande população absoluta - apesar da baixa densidade demográfica – que apresenta um crescimento na industrialização, sobretudo no setor de mineração.
b) a região geoeconômica Nordeste é caracterizada por uma homogeneidade natural marcada pela seca. É uma região que concentra um grande contingente populacional e que se constitui em uma “região-problema”, em face das graves dificuldades sociais e econômicas que apresenta.
c) a região geoeconômica Centro-Sul abrange as duas porções mais industrializadas do país (Sudeste e Sul) e as áreas de economia mais dinâmica da região Centro-Oeste (de acordo com o IBGE): sul de Tocantins, norte de Goiás e parte de Minas Gerais.
d) parte do norte do estado de Minas Gerais – porção semi-árida, de economia pouco dinâmica – integra o complexo regional do Nordeste. O restante desse estado integra o complexo regional Centro-Sul, que também é composto por parte de Tocantins (Região Norte) e parte de Mato Grosso, (Região Centro-Oeste).
e) a área afetada por secas periódicas, no Meio Norte da região geoeconômica Nordeste, constitui o “Polígono das Secas”. Nessa área, funciona a chamada indústria da seca, como ficou conhecida a prática de políticos e fazendeiros para obter lucros e vantagens pessoais com esse flagelo.

8. (UFPI) Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:
a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.
b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.
c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.
d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

9. Ocupando uma área que excede 1,5 milhão de km², o Nordeste brasileiro oferece inúmeros contrastes naturais quanto às condições climáticas, geomorfológicas, geológicas, fitogeográficas e também socioeconômicas. Constitui, ainda, uma região que periodicamente é afetada por prolongados episódios de seca, com graves repercussões ambientais e econômicas. Em relação a essas questões, considere as afirmações a seguir.

(    ) O fenômeno das secas que atingem a Região não interessa apenas às áreas em que incidem. As suas perturbações econômicas e sociais repercutem em outras regiões do país.
(    ) A nítida má distribuição de renda e a baixa produtividade na área de clima semiárido explicam, também, a fragilidade do suporte em que se assenta o sistema econômico da região.
(    ) Acontece, às vezes, no semiárido regional, uma interrupção das chuvas em plena estação chuvosa. Esse fato ocorre quando a região é submetida às influências da aridez decorrente do avanço de frentes frias.
(    ) Em matéria de hidrologia, o quadro geológico da Região é muito complexo no seu detalhe, pois há uma distribuição irregular de terrenos cristalinos antigos, pouco permeáveis, e terrenos sedimentares, onde as águas se infiltram mais facilmente. Esse fato repercute bastante no abastecimento de água.
(    ) Na parte oriental da Região, existia , quando os colonizadores chegaram, uma cobertura de florestas latifoliadas subperenifólias e subcaducifólias, as quais, depois, foram extensivamente arrasadas, sobretudo, para as atividades agrícolas.

A sequência correta é

a) FVFVF        b) VVFVV       c) VFVVF
c) VVFVF       e) N.D.A.

10. (UFPE) Sobre as regiões brasileiras de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) é incorreto afirmar que:
       a)    Na Região Sul predomina o clima subtropical, além de ter o melhor IDH.
       b)    A Região Sudeste é a mais industrializada e de melhor rede de transportes.
       c)    O clima semiárido ocorre no Nordeste e no norte de Minas Gerais.
       d)    O Pantanal Mato-grossense localiza-se na Região Centro-Oeste.
       e)     Na Região Norte são encontrados apenas rios de planaltos.


Questões com gabarito sobre os Biomas do Brasil

01. (FUVEST) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se:

I. Concentração nas baixas latitudes, associadas a elevadas precipitações.
II. Distribuição em áreas de clima tropical e subtropical úmido.
III. Ocorrência apenas em planícies litorâneas, que recebem umidade vinda dos oceanos.
IV. Ocorrência em diferentes altitudes.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

a)     l e lll
b)     l e lV
c)     ll e lll
d)     ll e lV
e)     lll e lV

 02. (UFRPE) A Floresta Amazônica cobre a maior parte da Região Norte do Brasil e seus limites avançam pelos estados do Maranhão e do Mato Grosso. Entre as características fitogeográficas dessa floresta podem ser mencionadas as seguintes, exceto:

a) plantas de espécies latifoliadas.
b) plantas higrófilas
c) espécies dominantemente decíduas.
d) abundância de plantas produtoras de fibras.
e) vegetais de uma mesma espécie localizados muito longe um dos outros.

03. (UFES) A Floresta Amazônica representa uma comunidade clímax e, por isso, tem como características, EXCETO

a) alta biomassa.
b) alta diversidade.
c) teias alimentares complexas.
d) alto nível de fertilidade do solo.
e) taxa de fotossíntese igual à taxa de respiração.

04. (UPE) A figura a baixo representa a distribuição geográfica dos Biomas no território brasileiro, segundo o IBGE (2005).


 Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado, no mapa, aos Biomas correspondentes.

a)     1 – Amazônia, 3 – Cerrado, 6 – Pampa.
b)     3 – Caatinga, 5 – Pantanal, 2 – Cerrado.
c)     1 – Amazônia, 5 – Pantanal, 3 – Pampa.
d)     4 – Cerrado, 5 – Caatinga, 2 – Mata Atlântica.
e)     3 – Caatinga, 6 – Pampa, 1 – Pantanal.

05. (UFSC 2010) Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1 (   ) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

2 (   ) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

4 (   ) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.

8 (   ) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

16 (   ) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

32 (   ) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.

64 (   ) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.
Somando apenas os valores das alternativas corretas teremos um total de:
a(   ) 36 pontos     b(   ) 100 pontos     c(   ) 13 pontos   
d(   ) 37 pontos     e(   ) 24 pontos

06. (UNIOESTE) Sobre o domínio de vegetação formado pela Mata Atlântica, assinale a alternativa correta.

a) A floresta atlântica é fisionomicamente semelhante ao domínio de vegetação do cerrado.
b) Em toda sua extensão de abrangência a rede hidrográfica caracteriza-se pela predominância de rios intermitentes e sazonais.
c) Originalmente, antes de ter a maior parte de sua área devastada, o território ocupado por esse tipo de vegetação estendia-se da faixa litorânea da região sul até a fronteira com a Bolívia, dominando a paisagem do centro-oeste brasileiro.
d) Desenvolve-se predominantemente em áreas de baixo índice pluviométrico e de solo arenoso.
e) Apesar da redução significativa de sua área de abrangência, ao longo de séculos de ocupação, ainda destaca-se pela grande biodiversidade encontrada por hectare nos fragmentos de mata preservados.

07. (UFPR) O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais se destacam a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:

a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica a formação em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.
b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.
c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.
d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.
e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa.

08. (FACIG) Assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ), para as falsas.

         (    ) A Mata Atlântica, densa e exuberante floresta, cedeu espaços para a monocultura canavieira, principalmente na região da Mata nordestina.
(    ) O Cerrado, vegetação da Região Norte, é formado por arbustos associados à vegetação rasteira.
(    ) As Matas dos Cocais ocupam grandes extensões de Meio-Norte brasileiro (Maranhão e Piauí), principalmente as partes mais úmidas.
(    ) A floresta Amazônica é a mais extensa e rica floresta equatorial do mundo, caracteriza-se como uma floresta heterogênea, higrófila, latifoliada, perene e densa.
(    ) Caatinga, vegetação característica do planalto meridional, é formada por árvores e arbustos associados às cactáceas.


A sequência correta é

a) V, F, F, V e V.      
b) V, F, V, V e F.      
c) F, F, V, V e V.       
d) V, V, F, F e F.      
e) V, F, V, F e V.

09. A vegetação natural de uma área é a expressão das características do solo, relevo e clima. Leia as afirmativas I, II e III, que descrevem os tipos de vegetação do Brasil.

I) É uma floresta densa e intrincada, as plantas crescem muito próximas umas das outras e é comum à ocorrência de plantas parasitas. Desenvolve-se em região de clima quente e úmido.
II) Constitui-se basicamente por vegetação arbustiva e herbácea. Desenvolve-se em clima tropical semiúmido.
III) Constitui-se por cobertura arbórea, na qual predominam pinheiros, erva-mate, imbuia, canelas, ipê e outras. O clima predominante é o tropical.

A alternativa que contém todas as formações vegetais descritas é:

a) Mata Atlântica, caatinga e mata de araucária.
b) Pantanal, cerrado e floresta amazônica.
c) Floresta Amazônica, cerrado e mata de araucária.
d) Floresta Amazônica, cerrado e mata atlântica.
e) Mata de araucária, pantanal e mangue.

10. (UFRGS-RS) No artigo 225 da Constituição Brasileira de 1988, no Capítulo VI – Meio Ambiente – fica estabelecida a criação, em todas as Unidades da Federação, das denominadas Unidades de Conservação (UCs), como as descritas a seguir. Associe os domínios vegetais da coluna 1 com as características de cada Unidade de Conservação na coluna 2.

Coluna 1.

1 – Cerrado   3 – Complexo do Pantanal
2 – Caatinga  4 – Mata Atlântica

Coluna 2.

(    ) Pertence à classificação do bioma savana, sendo ultrapassada em extensão somente pela Floresta Amazônica. Possui fauna rica, com ema, seriema, veado-catingueiro e onça-pintada, vivendo num ecossistema de vegetação campestre e arbustiva.
(    ) Localiza-se em uma área de planície deprimida com muitos rios e lagoas. Além do cervo, capivara e jacaré, sua fauna é rica em peixes e aves. A flora é composta por gramíneas, capões de mata e espécies aquáticas.
(    ) Devido ao intenso desmatamento, permanece com cerca de 5% da sua área original. A vegetação é rica em árvores de grande valor comercial, como a peroba, o cedro, o jacarandá e outras. Sua fauna possui várias espécies de mamíferos e aves.
A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna 2, é:

a)        1, 2 e 3.         d)       2, 1 e 4.
b)        1, 3 e 4.         e)       2, 3 e 4.
c)        2, 1 e 3

11. (UEL) Observe as figuras abaixo.


Tendo como base os domínios morfológicos descritos por Ab’Saber, numa viagem pelo Brasil, as paisagens reproduzidas nas figuras 1, 2 e 3, pertencem respectivamente às regiões:

a)   Norte, Sul e Centro-Oeste.
b)  Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
c)   Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul.
d)  Sudeste, Sul e Norte.
e)   Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

12. (MACKENZIE) Observe o mapa e assinale a alternativa que corresponde à formação vegetativa da área destacada e a suas características.


a) Cerrado – pertencente à classificação do bioma savana, possui grande biodiversidade e forma ecossistemas ricos, com espécies variadas como o pau-santo, o barbatimão, a gabiroba, o pequizeiro e a catuaba.

b) Mata dos Pinhais – chamada também de floresta aciculifoliada, está localizada em clima úmido, com temperaturas de moderadas a baixas no inverno; tem em sua constituição predominantemente o pinheiro.

c) Mata dos Cocais – chamada também de mata de transição, é constituída de palmeiras ou palmáceas, com grande predominância de babaçu e ocorrência de carnaúba.

d) Campos Naturais – formações rasteiras ou herbáceas, constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura; têm origem associada a solos rasos e a áreas sujeitas a inundações periódicas, ou, ainda, associada a solos arenosos.

 13. (UFPI) Sobre o bioma que compreende o Cerrado brasileiro, é correto afirmar que:

a) é encontrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por conta das densas redes hidrográficas regionais.
b) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.
c) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados.
d) apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.
e) tem solos de pouca profundidade o que facilita a infiltração das águas que corrigem a acidez dos solos.


Gabarito
01
02
03
04
05
06
07
D
C
D
A
A
E
D
08
09
10
11
12
13

B
C
B
C
C
B