Redação sobre o meio ambiente

  Desde o neolítico o homem começou a interferir no meio ambiente com a prática da agricultura. Mas os problemas agravaram-se após o século XVIII com a Revolução Industrial pela grande emissão de gases poluentes na atmosfera. A liberação desses gases deu-se principalmente pela queima da madeira, utilizada como fonte de energia, e logo depois veio à utilização do carvão mineral. Esses dois compostos liberava gases altamente prejudiciais à natureza e a vida humana, como é o caso do monóxido de carbono.
  Os maus tratos a natureza são sentidos e praticados atualmente. Tomamos como exemplo a devastação da Mata Atlântica, que começou no inicio da colonização brasileira e comprometeu a diversidade biológica do local. E mesmo tendo-se base das consequências que certos atos podem trazer para o planeta, pequenas áreas que sobraram da mata virgem ainda são exploradas, tanto a flora quanto a fauna.
  Não só as explorações das florestas podem comprometer a biodiversidade do planeta. Pois a forma natural que surgem as cidades, sem nenhum tipo de planejamento, pode trazer vários danos ambientais como o despejo de esgotos domésticos e industriais em mananciais, prejudicando a vida aquática e as espécies que consomem a água e frutos deste habitat.
  São muitos os pontos negativos que o homem causou a natureza. Para alguns a situação que se encontra o planeta é irreversível ou pode durar milhões de anos para normalizar os ecossistemas. No entanto, várias atitudes humanas como as reuniões da Rio+20, o Protocolo de Kyoto, a Rio+10, e a criação de tecnologias para o mundo sustentável , são pontos positivos para o nosso planeta.
  Em resumo, temos ainda muitos trabalhos pela frente, principalmente relacionados com a realização de pesquisas para a produção de tecnologias sustentáveis. Alguns países já entraram no ritmo, mais ainda é pouco para reverter à situação gerada no Período Neolítico e aprimorada na Revolução Industrial. É preciso a ratificação de projetos que visem o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente por todos os países. Um bom exemplo é o caso da economia verde já adotada pelo Brasil, assim como outros projetos já citados no texto.


Vídeo: Como colocar um plano de fundo no Facebook